terça-feira, 2 de agosto de 2011

Conceitos básicos de Visagismo

O Visagismo é um conceito e não uma técnica.

É a construção da imagem que revela a identidade da pessoa.
Coloca a imagem em sintonia com o modo de vida de cada um.

É juntar a beleza interna e a externa.

"Ser bonito é ser esteticamente harmonioso, ser belo é transparecer as qualidades".

A imagem comunica muito mais que as palavras, principalmente porque no caso da imagem pessoal, a reação de quem olha é meramente emocional.

"Por isso o visagismo não se prende a padrões.
 A preocupação é valorizar os pontos fortes e adaptar a moda ao estilo de cada um".

Na moda  todos os princípios do visagismo são extensivos à escolha do vestuário.
A imagem de uma pessoa é completada pela roupa e os acessórios, que devem estar em harmonia com o cabelo e a maquilagem e seguindo o mesmo conceito.


Nem sempre um corte, uma maquiagem, um desing que fica ótimo em uma pessoa ficará tão bom em outra diferente. Construir uma imagem única e especial para cada pessoa com base nos seus traços, feições, características mais marcantes, estilo, gosto, jeito de se vestir, costumes e personalidade é o que propõe.

“As pessoas não precisam mais seguir um modelo comum”

É preciso levar em conta o formato do rosto, a cor da pele e também considerar a personalidade e os gostos pessoais.

A ESTÉTICA DA SOBRANCELHA

A sobrancelha é a moldura do rosto.

Ao tirar suas sobrancelhas, é importante que três linhas guias sejam traçadas. A primeira começa na dobrinha que fica no canto do nariz e vai até o canto interno dos olhos. O segundo traço parte do canto do nariz e divide a pupila ao meio (deve-se olhar para frente). Já o terceiro, vai do canto externo do nariz ao canto externo dos olhos.
Assim temos o início, o fim e o ponto alto da sobrancelha.

Fernand Aubry dizia que cada mulher é única e tem sua própria beleza, o visagismo revela suas qualidades.

O rosto é a identidade de uma pessoa. É a sede do olhar que reconhece e busca reconhecimento.


INFLUENCIA DOS PENTEADOS NA IMAGEM

Linhas verticais transmitem estrutura e horizontais mostram estabilidade;

Franjas mostram uma pessoa convencional, já cabelos repicados ou desfiados dão a impressão de introversão. Uma pessoa extrovertida deve procurar linhas voltadas para fora;

As curvas nos cabelos demonstram romantismo e sensualidade;

GOLEIRO BRYAN LUDYSON


MAQUIAGEM

Com a maquiagem podemos valorizar o rosto e suavizar formas.
Lembrando que cores claras mostram e evidenciam, enquanto as escuras disfarçam e tiram o volume.

A proporção do rosto define qual tipo de maquiagem é melhor para você.

Rosto oval:
No rosto oval, tudo é permitido, não porque é tido como o rosto perfeito, sem necessidade de "correções". É que o rosto oval é facilmente identificado pelo cérebro de uma maneira mais harmoniosa.
Rosto redondo:
Já no rosto redondo, em que a largura corresponde a mais de dois terços da altura, os cortes desestruturados com pontas e franjas são bem-vindos (fuja dos repicados nas laterais!). Com a maquiagem, poderemos afinar este formato de rosto, com o uso do blush (ou de um pó compacto mais escuro) de maneira correta, oferecendo uma falsa sombra onde não há.
Com um pincel adequado, aplique o blush das têmporas em direção aos cantos externos da boca, deixando o traço mais fino na parte de baixo da face. Não deixe marcado, esfumace bem! Caso tenha queixo duplo, aplique um pó compacto mais escuro nessa área para tirar o volume. As sobrancelhas devem estar bem arcadas para oferecerem ângulo onde não há.
Rosto quadrado:
O rosto quadrado pede suavidade e movimento. Os cabelos com cachos ou ondulados são os mais indicados. Para a maquiagem, o blush deve se concentrar mais no topo das maçãs do rosto, esfumando em direção às orelhas. Aplique também um pó compacto mais escuro na linha do maxilar inferior e junto à raiz dos cabelos. As sobrancelhas devem estar levemente arqueadas.
Rosto triangular:
O rosto com formato coração ou triângulo invertido pede um corte curto na linha entre o maxilar inferior e os ombros, dando volume nessa região. Na maquiagem, clareie bem o queixo, bem como as laterais do rosto. Escureça a testa próximo à raiz dos cabelos. O blush poderá ser aplicado apenas nas maçãs do rosto. As sobrancelhas devem ter seu PMA (ponto mais alto) da metade para fora.
Rosto longo:
No rosto longo, os cabelos curtos oferecem leveza e harmonia. Na maquiagem, clareie as laterais do rosto e escureça a linha do topo da testa, junto à raiz dos cabelos, bem como o queixo. Aplique o blush de dentro para fora do rosto. Lembre-se que não podemos tirar volume das laterais deste formato de rosto. As sobrancelhas finas são bem vindas.

VALORIZANDO O OLHAR
Olhos grandes
Para diminuir olhos grandes, contorne dentro e fora com lápis ou delineador e faça um sombreado esfumaçado para alongar os olhos e proporcionar a eles um bonito amendoado. Esfumace os cantos externos.
Olhos pequenos
Para aumentar olhos pequenos, evite sombras escuras. Aplique uma emulsão iluminadora na pálpebra antes de aplicar a sombra. Curve bem os cílios na parte superior e inferior e aplique lápis branco na parte interna dos olhos. Utilize uma sombra clara embaixo do último cílio inferior.
Olhos próximos
Para quem tem olhos juntos e deseja afastá-los, opte por sombras claras e pastéis na parte interna da pálpebra. Elas produzem um efeito iluminador. Utilize uma sombra média no centro, abra a sobrancelha e alongue as extremidades delas com lápis.

Olhos afastados

Se você possui olhos afastados e deseja aproximá-los, aplique sombra escura nos cantos internos das pálpebras. Procure utilizar sombra apenas no côncavo dos olhos (pálpebra superior). Reforce a máscara nos cílios internos e sombreie levemente a parte interna do nariz.

Olhos saltados
Para disfarçar olhos saltados, contorne-os por dentro e por fora, reforçando o contorno na parte interna dos cílios inferiores. Aplique sombras mais escuras nas pálpebras e evite sobrancelhas finas e mais claras do que a cor do cabelo.

Olhos fundos

Para disfarçar olhos fundos, aplique bastante corretivo. Nunca utilize sombras escuras. Prefira as claras e aplique apenas um tom. Só contorne os olhos com delineador e lápis e use bastante rímel. Aposte na sobrancelha para levantar o olhar.

Olhos caídos
Para levantar o olhar, aplique delineador do canto externo até a metade dos olhos. A sombra deve ser cintilante e pode ultrapassar o côncavo dos olhos no canto externo. Deixe a parte inferior dos olhos sem maquiagem. O curvex também é um aliado.
Olhos puxados
Em olhos orientais, use sombra escura por toda pálpebra e utilize delineador apenas nas pálpebras superiores. Utilize uma sobra clara logo abaixo das sobrancelhas para iluminar.
Olhos com olheiras
Para atenuar as olheiras, passe bastante corretivo, puxando o excesso para junto dos cílios inferiores. Corretivos líquidos oferecem uma cobertura mais leve que os bastões.
Olhos com bolsas
Para atenuar as bolsas, evite sombras claras e cintilantes. Dez minutos antes da maquiagem, coloque sacos de chá de camomila gelado sobre os olhos para desinchar.
Pálpebras caídas
Para levantar pálpebras caídas, esfumace-as com uma sombra marrom clara e faça um traço mais largo com o delineador no canto externo do olho. Evite aplicar lápis na parte inferior dos olhos.

No visagismo, a teoria das cores é de fundamental importância, pois cada pessoa tem uma cor pessoal, aquela com a qual fica mais bonita. Geralmente, as pessoas de pele clara ficam muito bem com cores frias (prata, roxo, azul-marinho, azul-petróleo, verde-escuro, verde-musgo etc.), enquanto as morenas e negras acertam quando usam cores quentes (dourado, amarelo, vermelho, laranja, pink, entre outras).
Lembre-se que quanto mais idade a pessoa tiver, mais suave a intensidade da cor deve ser. A teoria das cores também vale para peças de vestuário e acessórios!


MODELO DANIELE / MAKE LUCIANA LUCAS

MODELO JAQUELINE / MAKE LUCIANA LUCAS

MODELO THAINÁ / MAKE LUCIANA LUCAS


ANÁLISE DO ROSTO

Além do formato das feições, é preciso observar a proporção de uma feição em relação a outra e a proporção do rosto como um todo. isso revela o grau de regularidade e se as feições são espaçadas, direcionadas para fora do rosto, ou aglomeradas na parte central. Quanto mais espaçadas , mais aberta e extrovertida é a pessoa. Ao contrário, pessoas cujas feições estejam aglomeradas expressam uma persanalidade centrada, fechada e introvertida.
A testa e as sobrancelhas são relacionadas com o intelecto.Pórem, as sobrancelhas também fazem parte da área emocional do rosto, junto com os olhos e nariz.
Os olhos correspondem ao coração e indicam como uma pessoa lida com suas emoções.
O nariz indica como você age e como é seu ritimo de vida.
A boca é associada à intuição e à expressão.
Queixo À vontade.


Testa

Cobrir a testa com uma franja, por exemplo- é cobrir simbolicamente, o intelecto, pessoas que gostam de cobrir suas testas demonstram que não confiam no seu intelecto. Isso não quer dizer que não sejasm inteligentes, mais que preferem apoiar-se nas emoções ou na intuição quando se relacionam com a realidade.
Testas retangulares e largas demonstram força mental, e um atributo de inteligência intrapessoal.
Testas altas, estreitas e arredondadas revelam organização mental, imaginação e capacidade lógica ou verbal.
Testa proeminente é um sinal de que a pessoa impõem seu pensamento
Testa inclinada aponta para uma pessoa impulsiva, porque seu pensamento se direciona para o nariz, a região da ação.
Testa curva de frente e de perfil, são indicios de uma pessoa sensível e que seu pensamento é voltado para dentro de si mesmo.Ou seja que a pessoa tem grande capacidade reflexiva, mas por esta razão pode ser ansiosa e perfeccionista.

Olhos e sobrancelhas

Os olhos são extremamente expressivos.Eles revelam a rica variedade das emoções das pessoas por meio da sua abertura, do seu brilho e de pequenos movimentos nas pálpebras e nas sobrancelhas.

OLHO DOMINANTE

Os olhos são sempre assimétricos.Um é maior do que o outro.Essa diferença pode ser grande ou sutil e pouco evidente,o olho dominante é geralmente mais alto, seu olhar é mais intenso e mais brilhante, revela mais intensamente as verdadeiras emõções de uma pessoa, o outro lado do rosto é a "mascara".

Observe primeiro, se os olhos são afastados ou próximos um do outro.Quanto mais afastados ou espaçados, maior o grau de extroversão. olhos próximos revelam uma persanalidade introvertida, centradaem si que resguarda suas emoções.
Em seguida observe se os olhos são retos, inclinados para cima ou amendoados
Note a abertura dos olhos
Olhos aberto e arredondados demontram sensibilidade.
Olhos estreitos e cerrados personalidade mais fria e fechada.
Um olho que não é pequeno nem estreito, mas de um olhar cerrado, revelando grande parte da pálpebra, é um sinal de que a pessoa esconde suas emoções, este olhar pode ser sedutor, mais também pode expressar apatia.

NARIZ

Nariz proeminente: é grande é associado à curiosidade, à impetuozidade e a à coragem de se envolver com novidades, de abraçar a vida. são caracteristicas muito marcantes das pessoas sanguíneas e qualidade muito apreciadas na atualidade, por serem associadas à criatividade
Nariz arrebitado: Também indica uma personalidade sanguínea , mais mais delicadas e menos impulsiva. 
Nariz aquilino: longo estreito e levemente caído expressa nobreza, discrição e controle das emoções, qualidades das pessoas de temperamento melancólico. 
Narizes pequenos: proporcionais e delicados indicam características melancólicas, pois expressam sensibilidade. 
Nariz grande: largo e com um formato arredondado e narinas abertas é sinal de uma pessoa emotiva e aberta, com caracteristas cólericas. Essas pessoas não se abalam facilmente e são persistentes.
Nariz achatado: indica um temperamento fleumático.

BOCA


Bocas grandes: com lábios carnudos, são muito sensuais. temperamento colérico.
Bocas largas: e expressivas indicam extroversão, comunicabilidade e alegria, qualidades de pessoas com o temperamento sanguíneas.
Bocas pequenas: denotam um temperamento introvertido e fechado , típico de pessoas melencólicas que tem dificuldade de se expressar e que não tem boa intuição.
Boca do tipo cupido:" a parte de cima do lábio é bem marcado formando um coração"expressa sensibilidadee tempreramento melancólico.
Boca com lábio superior estreito: indicam temperamento frio, pouco emotivo, e pode espressar severidade e controle.

TEMPERAMENTOS


A palavra temperamento se origina do latim “temperamentum” e significa “mistura em proporções”. Deriva de tempero e temperança. Isso quer dizer que, apesar de ser a raiz da personalidade, podemos trabalhar no sentido de equilibrá-lo e bem proporcioná-lo. Nosso temperamento define a forma básica como reagimos frente a vida e aos obstáculos
Hipócrates, há mais de 2000 anos, dividiu os seres humanos em quatro grupos distintos classificando-os segundo seus temperamentos. Platão os chamava de artesão, guardião, idealista e racional. Aristóteles os denominou hedonista, proprietário, ético e dialético.  No século II o médico romano Galeno passou a chamá-los como sangüíneo, melancólico, colérico e fleumático, denominação que ainda é usada atualmente.
É interessante identificar e conhecer um pouco mais sobre nosso temperamento. Podemos aprender, a partir daí, a trabalharmos nosso Eu interior, realçando nossos pontos positivos e procurando melhorar os pontos negativos. Também, conhecendo um pouco mais os que nos cercam, podemos compreendê-los melhor, ser mais tolerantes.
Nenhum temperamento é melhor ou pior que os outros. Cada um tem suas particularidades, seus pontos fortes e fracos.
Deve-se lembrar, também, que ninguém se caracteriza por apenas um tipo de temperamento. Podemos reunir características de todos eles, ou de dois deles, mas um tipo será sempre DOMINANTE.
Veja abaixo, algumas características dos 4 tipos de temperamentos:

SANGUÍNEO – O Popular
Extrovertido – sabe se divertir, contagia os outros com seu espírito alegre e divertido. Fascina quando narra histórias. Espontâneo, ingênuo e cordial. Com frequência fala sem pensar. É sincero. Gosta de estar com as pessoas, detesta a solidão. É barulhento, afável e precipitado. Parece mais seguro do que ele mesmo se sente. No geral é bom vendedor, ator, anfitrião, orador, locutor, animador e político. Irreflexivo, pouco tenaz e persistente. Indisciplinado e sem força de vontade. Emocionalmente é instável, podendo chorar por qualquer pretexto; é irritado também, impulsivo, mas não guarda rancor, porque expressa sua fúria. Gosta de ser o centro das atenções. Veste-se bem, mas seu quarto é uma bagunça. Ou seja, mantém as aparências. É inseguro e tem a tendência a distorcer a verdade ou exagerar.

COLÉRICO – O Mandão
Gosta de atividade. Estimula os meios com ideias, planos, metas e ambições intermináveis. Mentalidade prática e aguda. Só dedica a atividades com objetivos claros e concretos. Capacidade de tomar decisões ou de planificar atividades úteis de forma instantânea e acertada. Não vacila diante da pressão da opinião alheia e adota posições definidas frente às questões. É estimulado pelas adversidades. Excelente determinação, nunca recua. Líder nato. Suas emoções são pouco desenvolvidas. Não sente compaixão facilmente e não demonstra nem expressa seus sentimentos. É insensível às necessidades emocionais dos demais. Pouco apreço pela música e pela arte. Busca os valores utilitários e produtivos da vida. Oportunista. Reconhece rapidamente as oportunidades. Tende a ser dominante e autoritário e usa as pessoas sem vacilar. Toda profissão que requer liderança, motivação e produtividade é adequada para o colérico, sempre que não exija demasiada atenção em questões de detalhes e planificação analítica. É muito otimista, raramente fracassa, exceto em sua própria casa.

MELANCÓLICO – O Perfeccionista
Analítico, talentoso, perfeccionista, abnegado e com uma natureza emocional muito sensível. Desfruta muito da arte. Tende a ser introvertido. Quando está em êxtase atua de forma extrovertida. Em alguns momentos fica triste e deprimido, torna-se escorregadio e, inclusive, antagônico. Amigo fiel, mas não faz amizade com facilidade. Grande capacidade analítica. Descobre rapidamente os obstáculos e os perigos de qualquer projeto que participa. É um pessimista nato: como vê os obstáculos, fica detido. Escolhe profissões que exigem muito sacrifício pessoal. É metódico e persistente, com isso quase sempre consegue realizar grandes coisas. Às vezes sua tendência natural de se queixar do sacrifício o leva a abandonar as empreitadas no meio do caminho. Negativo, pessimista e crítico. É o mais egocêntrico e susceptível dos temperamentos. É vingativo e propenso a se sentir perseguido. Temperamental, depressivo e anti-social. Costumam ser grandes escritores, artistas, cientistas, estrategistas, professores, filósofos.

FLEUMÁTICO – O Diplomata
Tranquilo e sereno. Dificilmente se agita. Experimenta mais emoções do que aparenta. Capacidade de apreciar as belas artes e as coisas boas da vida. Gosta das pessoas e tem bastante amigos. Sentido de humor natural e satírico. Capacidade de fazer rir aos demais e permanecer imperturbável. Tende a ser mais espectador e não se compromete muito com as atividades dos demais. Bom de coração e compassivo, mas raramente deixa transparecer serem verdadeiros sentimentos. Quando seu interesse é despertado, é ativo e eficiente. Quando se vê obrigado é um líder sumamente capaz. Exerce uma influência conciliadora sobre os outros e é um planejador nato. Mestre em tudo que requer uma paciência meticulosa e a presença de uma rotina diária. Excelentes aptidões artesanais: mecânico, torneiro, carpinteiro, eletricista e instrumentos de precisão. Organizado, sabe trabalhar sob pressão e é extremamente confiável. Costuma manter o mesmo trabalho toda a vida. Lento e ocioso, falta-lhe impulso e ambição. Mesquinho e avarento. É o que dá menos gorjetas. Teimoso, mas é tão diplomático que muitas vezes isso passa despercebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário