sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Make Art Fotos

MAQUIAGEM ARTÍSTICA
É uma arte incrível de expressão com efeito visual... é o belo. Na maquiagem artística o maquiador não tem limites. Não obedece a regras de harmonia de cores, pode brincar, unir cores quentes e frias.

A maquiagem artística exige criatividade e um treino constante de traços para uma maior expressão de detalhes da arte do seu trabalho. Os moldes de desenhos não favorecem a liberdade da criação, por isso o maquiador deve realizar a maquiagem artística mesmo copiando de revistas ou apenas olhando o desenho, porém, o melhor é praticar à mão livre.
Existem diversos meios de criar uma maquiagem artística, que vai desde um trabalho abstrato, com uma organização de cores, texturas, linhas, formas, harmonias, ritmo e movimento, até a forma de expressar a natureza, como por exemplo animais, flores, plantas, paisagem, etc.
A pintura corporal também é chamada de maquiagem artística, onde se utiliza o corpo em parte ou em um todo, para expor uma determinada obra. É uma forma do maquiador explorar a sua sensibilidade e a sua criatividade.




Não podemos confundir a Maquiagem Artística com a Maquiagem de Caracterização. A primeira arte é ligada ao abstrato, à natureza, pode ter ou não limites de expressões, mesmo porque a Maquiagem de Caracterização está voltada a caracterizar alguma coisa ou um personagem, enquanto o artístico está mais preocupado com o efeito visual e o belo em um contexto geral.

 CARACTERIZAÇÃO:  A ARTE DO ENVELHECIMENTO

MAQUIAGEM PARA SUA FESTA A FANTASIA

 SEU CHÁ DE BEBÊ DIFERENTE E BEM CRIATIVO... ATÉ SEU BEBÊ VAI GOSTAR!

A REUNIÃO COM A FAMÍLIA OU COM OS AMIGOS TAMBÉM PODEM FICAR BEM MAIS DIVERTIDA...

MAQUIAGEM PARA TEATRO EM GERAL

DEIXE A FESTA DO SEU FILHO MAIS ANIMADA E COLORIDA, COM MAQUIAGENS INFANTIS COM DESENHOS E TEMAS

 SUA EMPRESA TAMBÉM PODE ALEGRAR A CRIANÇADA! NA INAUGURAÇÃO OU ANIVERSÁRIO DEIXE A CLIENTELA SATISFEITA
 
 


TORÇA PELO SEU TIMO DE FORMA DIFERENTE E CRIATIVA

Assim como é importante um pintor expressar sua visão em uma tela, o maquiador também usa do domínio dessa arte para expor em um corpo suas idéias, sua visão, sua forma de se expressar.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Dicas de Maquiagens


·         Nunca devemos esquecer que as cores claras aumentam e criam saliências e cores escuras diminuem e criam profundidades.
·         Deve-se dar muita atenção ao horário em que a maquiagem será utilizada, pois a luz natural realça o brilho da maquiagem, assim uma maquiagem para o dia deverá ser mais suave e com pouco brilho.
·         Já a luz artificial diminui a intensidade da maquiagem, assim para a noite podemos utilizar tonalidades mais fortes e com mais brilho.
·         Contorne sempre os lábios com lápis de contorno labial, para corrigir o formato e definir melhor o contorno. O lápis labial ajuda a fixar o baton, não deixando este escorrer.
·         Para dar mais luminosidade para os lábios, aplique levemente, no centro dos lábios ou só na parte inferior um toque de baton dourado.
·         O pó facial e o compacto devem ser aplicados de baixo para cima, sempre com leves batidinhas, pois elas ativam a circulação sanguínea.
·         Para aplicação de cremes, use uma espátula em vez dos dedos e lave-a após o uso. Isto protege o produto contra alterações e contaminações. E não esqueça de fechar bem e manter sempre em local fresco e ao abrigo da luz, para evitar a entrada de bactérias e formação de fungos.
·         Quem tem cabelos escuros e pele clara combina com a maioria das cores, mas especialmente com os tons frios, derivados do rosa, do azul e do violeta, incluindo os verde-azulados, que fazem a festa da beleza morena.
·         Morenas claras têm sua Beleza realçada com as Tonalidades marrom, café, Dourado e outras Cintilantes. Cuidado com O uso dos vermelhos e das Sombras azuis e verdes que, Em excesso, vulgarizam o look. Evite também empregar rosa pink ou fúcsia.
·         Morenas podem abusar dos tons laranja e pêssego.
·         A mulher de pele escura pode brincar à vontade com as cores quentes e abusar de tudo que naturalmente reluz, como o cobre e o dourado. Nos lábios, não abra mão das cores intensas, como o vermelho e o vinho, para ganhar uma sensualidade extra e ficar irresistivel!
·         Orientais o  indicado são tons mais escuros, as sombras esfumaçadas, delineador é o que vai dar um olhar mais vibrante, brilho também é muito indicado, mas nada de exageros, com o lápis de olho desenhe de uma forma para deixar o olho mais largo e depois um blush marrom!
·         Loiras devem usar base da mesma cor da pele, nunca dar um tom bronzeado. As melhores cores são o marrom, rosa suave e pêssego e podem ser usadas variações de bege na região próxima a sobrancelha para iluminar o olhar. Lápis e máscara de cílios devem ser usados com suavidade, sem exagero.
·         Assim como as sobrancelhas, não devemos esquecer de depilar o buço quando necessário.

Conceitos básicos de Visagismo

O Visagismo é um conceito e não uma técnica.

É a construção da imagem que revela a identidade da pessoa.
Coloca a imagem em sintonia com o modo de vida de cada um.

É juntar a beleza interna e a externa.

"Ser bonito é ser esteticamente harmonioso, ser belo é transparecer as qualidades".

A imagem comunica muito mais que as palavras, principalmente porque no caso da imagem pessoal, a reação de quem olha é meramente emocional.

"Por isso o visagismo não se prende a padrões.
 A preocupação é valorizar os pontos fortes e adaptar a moda ao estilo de cada um".

Na moda  todos os princípios do visagismo são extensivos à escolha do vestuário.
A imagem de uma pessoa é completada pela roupa e os acessórios, que devem estar em harmonia com o cabelo e a maquilagem e seguindo o mesmo conceito.


Nem sempre um corte, uma maquiagem, um desing que fica ótimo em uma pessoa ficará tão bom em outra diferente. Construir uma imagem única e especial para cada pessoa com base nos seus traços, feições, características mais marcantes, estilo, gosto, jeito de se vestir, costumes e personalidade é o que propõe.

“As pessoas não precisam mais seguir um modelo comum”

É preciso levar em conta o formato do rosto, a cor da pele e também considerar a personalidade e os gostos pessoais.

A ESTÉTICA DA SOBRANCELHA

A sobrancelha é a moldura do rosto.

Ao tirar suas sobrancelhas, é importante que três linhas guias sejam traçadas. A primeira começa na dobrinha que fica no canto do nariz e vai até o canto interno dos olhos. O segundo traço parte do canto do nariz e divide a pupila ao meio (deve-se olhar para frente). Já o terceiro, vai do canto externo do nariz ao canto externo dos olhos.
Assim temos o início, o fim e o ponto alto da sobrancelha.

Fernand Aubry dizia que cada mulher é única e tem sua própria beleza, o visagismo revela suas qualidades.

O rosto é a identidade de uma pessoa. É a sede do olhar que reconhece e busca reconhecimento.


INFLUENCIA DOS PENTEADOS NA IMAGEM

Linhas verticais transmitem estrutura e horizontais mostram estabilidade;

Franjas mostram uma pessoa convencional, já cabelos repicados ou desfiados dão a impressão de introversão. Uma pessoa extrovertida deve procurar linhas voltadas para fora;

As curvas nos cabelos demonstram romantismo e sensualidade;

GOLEIRO BRYAN LUDYSON


MAQUIAGEM

Com a maquiagem podemos valorizar o rosto e suavizar formas.
Lembrando que cores claras mostram e evidenciam, enquanto as escuras disfarçam e tiram o volume.

A proporção do rosto define qual tipo de maquiagem é melhor para você.

Rosto oval:
No rosto oval, tudo é permitido, não porque é tido como o rosto perfeito, sem necessidade de "correções". É que o rosto oval é facilmente identificado pelo cérebro de uma maneira mais harmoniosa.
Rosto redondo:
Já no rosto redondo, em que a largura corresponde a mais de dois terços da altura, os cortes desestruturados com pontas e franjas são bem-vindos (fuja dos repicados nas laterais!). Com a maquiagem, poderemos afinar este formato de rosto, com o uso do blush (ou de um pó compacto mais escuro) de maneira correta, oferecendo uma falsa sombra onde não há.
Com um pincel adequado, aplique o blush das têmporas em direção aos cantos externos da boca, deixando o traço mais fino na parte de baixo da face. Não deixe marcado, esfumace bem! Caso tenha queixo duplo, aplique um pó compacto mais escuro nessa área para tirar o volume. As sobrancelhas devem estar bem arcadas para oferecerem ângulo onde não há.
Rosto quadrado:
O rosto quadrado pede suavidade e movimento. Os cabelos com cachos ou ondulados são os mais indicados. Para a maquiagem, o blush deve se concentrar mais no topo das maçãs do rosto, esfumando em direção às orelhas. Aplique também um pó compacto mais escuro na linha do maxilar inferior e junto à raiz dos cabelos. As sobrancelhas devem estar levemente arqueadas.
Rosto triangular:
O rosto com formato coração ou triângulo invertido pede um corte curto na linha entre o maxilar inferior e os ombros, dando volume nessa região. Na maquiagem, clareie bem o queixo, bem como as laterais do rosto. Escureça a testa próximo à raiz dos cabelos. O blush poderá ser aplicado apenas nas maçãs do rosto. As sobrancelhas devem ter seu PMA (ponto mais alto) da metade para fora.
Rosto longo:
No rosto longo, os cabelos curtos oferecem leveza e harmonia. Na maquiagem, clareie as laterais do rosto e escureça a linha do topo da testa, junto à raiz dos cabelos, bem como o queixo. Aplique o blush de dentro para fora do rosto. Lembre-se que não podemos tirar volume das laterais deste formato de rosto. As sobrancelhas finas são bem vindas.

VALORIZANDO O OLHAR
Olhos grandes
Para diminuir olhos grandes, contorne dentro e fora com lápis ou delineador e faça um sombreado esfumaçado para alongar os olhos e proporcionar a eles um bonito amendoado. Esfumace os cantos externos.
Olhos pequenos
Para aumentar olhos pequenos, evite sombras escuras. Aplique uma emulsão iluminadora na pálpebra antes de aplicar a sombra. Curve bem os cílios na parte superior e inferior e aplique lápis branco na parte interna dos olhos. Utilize uma sombra clara embaixo do último cílio inferior.
Olhos próximos
Para quem tem olhos juntos e deseja afastá-los, opte por sombras claras e pastéis na parte interna da pálpebra. Elas produzem um efeito iluminador. Utilize uma sombra média no centro, abra a sobrancelha e alongue as extremidades delas com lápis.

Olhos afastados

Se você possui olhos afastados e deseja aproximá-los, aplique sombra escura nos cantos internos das pálpebras. Procure utilizar sombra apenas no côncavo dos olhos (pálpebra superior). Reforce a máscara nos cílios internos e sombreie levemente a parte interna do nariz.

Olhos saltados
Para disfarçar olhos saltados, contorne-os por dentro e por fora, reforçando o contorno na parte interna dos cílios inferiores. Aplique sombras mais escuras nas pálpebras e evite sobrancelhas finas e mais claras do que a cor do cabelo.

Olhos fundos

Para disfarçar olhos fundos, aplique bastante corretivo. Nunca utilize sombras escuras. Prefira as claras e aplique apenas um tom. Só contorne os olhos com delineador e lápis e use bastante rímel. Aposte na sobrancelha para levantar o olhar.

Olhos caídos
Para levantar o olhar, aplique delineador do canto externo até a metade dos olhos. A sombra deve ser cintilante e pode ultrapassar o côncavo dos olhos no canto externo. Deixe a parte inferior dos olhos sem maquiagem. O curvex também é um aliado.
Olhos puxados
Em olhos orientais, use sombra escura por toda pálpebra e utilize delineador apenas nas pálpebras superiores. Utilize uma sobra clara logo abaixo das sobrancelhas para iluminar.
Olhos com olheiras
Para atenuar as olheiras, passe bastante corretivo, puxando o excesso para junto dos cílios inferiores. Corretivos líquidos oferecem uma cobertura mais leve que os bastões.
Olhos com bolsas
Para atenuar as bolsas, evite sombras claras e cintilantes. Dez minutos antes da maquiagem, coloque sacos de chá de camomila gelado sobre os olhos para desinchar.
Pálpebras caídas
Para levantar pálpebras caídas, esfumace-as com uma sombra marrom clara e faça um traço mais largo com o delineador no canto externo do olho. Evite aplicar lápis na parte inferior dos olhos.

No visagismo, a teoria das cores é de fundamental importância, pois cada pessoa tem uma cor pessoal, aquela com a qual fica mais bonita. Geralmente, as pessoas de pele clara ficam muito bem com cores frias (prata, roxo, azul-marinho, azul-petróleo, verde-escuro, verde-musgo etc.), enquanto as morenas e negras acertam quando usam cores quentes (dourado, amarelo, vermelho, laranja, pink, entre outras).
Lembre-se que quanto mais idade a pessoa tiver, mais suave a intensidade da cor deve ser. A teoria das cores também vale para peças de vestuário e acessórios!


MODELO DANIELE / MAKE LUCIANA LUCAS

MODELO JAQUELINE / MAKE LUCIANA LUCAS

MODELO THAINÁ / MAKE LUCIANA LUCAS


ANÁLISE DO ROSTO

Além do formato das feições, é preciso observar a proporção de uma feição em relação a outra e a proporção do rosto como um todo. isso revela o grau de regularidade e se as feições são espaçadas, direcionadas para fora do rosto, ou aglomeradas na parte central. Quanto mais espaçadas , mais aberta e extrovertida é a pessoa. Ao contrário, pessoas cujas feições estejam aglomeradas expressam uma persanalidade centrada, fechada e introvertida.
A testa e as sobrancelhas são relacionadas com o intelecto.Pórem, as sobrancelhas também fazem parte da área emocional do rosto, junto com os olhos e nariz.
Os olhos correspondem ao coração e indicam como uma pessoa lida com suas emoções.
O nariz indica como você age e como é seu ritimo de vida.
A boca é associada à intuição e à expressão.
Queixo À vontade.


Testa

Cobrir a testa com uma franja, por exemplo- é cobrir simbolicamente, o intelecto, pessoas que gostam de cobrir suas testas demonstram que não confiam no seu intelecto. Isso não quer dizer que não sejasm inteligentes, mais que preferem apoiar-se nas emoções ou na intuição quando se relacionam com a realidade.
Testas retangulares e largas demonstram força mental, e um atributo de inteligência intrapessoal.
Testas altas, estreitas e arredondadas revelam organização mental, imaginação e capacidade lógica ou verbal.
Testa proeminente é um sinal de que a pessoa impõem seu pensamento
Testa inclinada aponta para uma pessoa impulsiva, porque seu pensamento se direciona para o nariz, a região da ação.
Testa curva de frente e de perfil, são indicios de uma pessoa sensível e que seu pensamento é voltado para dentro de si mesmo.Ou seja que a pessoa tem grande capacidade reflexiva, mas por esta razão pode ser ansiosa e perfeccionista.

Olhos e sobrancelhas

Os olhos são extremamente expressivos.Eles revelam a rica variedade das emoções das pessoas por meio da sua abertura, do seu brilho e de pequenos movimentos nas pálpebras e nas sobrancelhas.

OLHO DOMINANTE

Os olhos são sempre assimétricos.Um é maior do que o outro.Essa diferença pode ser grande ou sutil e pouco evidente,o olho dominante é geralmente mais alto, seu olhar é mais intenso e mais brilhante, revela mais intensamente as verdadeiras emõções de uma pessoa, o outro lado do rosto é a "mascara".

Observe primeiro, se os olhos são afastados ou próximos um do outro.Quanto mais afastados ou espaçados, maior o grau de extroversão. olhos próximos revelam uma persanalidade introvertida, centradaem si que resguarda suas emoções.
Em seguida observe se os olhos são retos, inclinados para cima ou amendoados
Note a abertura dos olhos
Olhos aberto e arredondados demontram sensibilidade.
Olhos estreitos e cerrados personalidade mais fria e fechada.
Um olho que não é pequeno nem estreito, mas de um olhar cerrado, revelando grande parte da pálpebra, é um sinal de que a pessoa esconde suas emoções, este olhar pode ser sedutor, mais também pode expressar apatia.

NARIZ

Nariz proeminente: é grande é associado à curiosidade, à impetuozidade e a à coragem de se envolver com novidades, de abraçar a vida. são caracteristicas muito marcantes das pessoas sanguíneas e qualidade muito apreciadas na atualidade, por serem associadas à criatividade
Nariz arrebitado: Também indica uma personalidade sanguínea , mais mais delicadas e menos impulsiva. 
Nariz aquilino: longo estreito e levemente caído expressa nobreza, discrição e controle das emoções, qualidades das pessoas de temperamento melancólico. 
Narizes pequenos: proporcionais e delicados indicam características melancólicas, pois expressam sensibilidade. 
Nariz grande: largo e com um formato arredondado e narinas abertas é sinal de uma pessoa emotiva e aberta, com caracteristas cólericas. Essas pessoas não se abalam facilmente e são persistentes.
Nariz achatado: indica um temperamento fleumático.

BOCA


Bocas grandes: com lábios carnudos, são muito sensuais. temperamento colérico.
Bocas largas: e expressivas indicam extroversão, comunicabilidade e alegria, qualidades de pessoas com o temperamento sanguíneas.
Bocas pequenas: denotam um temperamento introvertido e fechado , típico de pessoas melencólicas que tem dificuldade de se expressar e que não tem boa intuição.
Boca do tipo cupido:" a parte de cima do lábio é bem marcado formando um coração"expressa sensibilidadee tempreramento melancólico.
Boca com lábio superior estreito: indicam temperamento frio, pouco emotivo, e pode espressar severidade e controle.

TEMPERAMENTOS


A palavra temperamento se origina do latim “temperamentum” e significa “mistura em proporções”. Deriva de tempero e temperança. Isso quer dizer que, apesar de ser a raiz da personalidade, podemos trabalhar no sentido de equilibrá-lo e bem proporcioná-lo. Nosso temperamento define a forma básica como reagimos frente a vida e aos obstáculos
Hipócrates, há mais de 2000 anos, dividiu os seres humanos em quatro grupos distintos classificando-os segundo seus temperamentos. Platão os chamava de artesão, guardião, idealista e racional. Aristóteles os denominou hedonista, proprietário, ético e dialético.  No século II o médico romano Galeno passou a chamá-los como sangüíneo, melancólico, colérico e fleumático, denominação que ainda é usada atualmente.
É interessante identificar e conhecer um pouco mais sobre nosso temperamento. Podemos aprender, a partir daí, a trabalharmos nosso Eu interior, realçando nossos pontos positivos e procurando melhorar os pontos negativos. Também, conhecendo um pouco mais os que nos cercam, podemos compreendê-los melhor, ser mais tolerantes.
Nenhum temperamento é melhor ou pior que os outros. Cada um tem suas particularidades, seus pontos fortes e fracos.
Deve-se lembrar, também, que ninguém se caracteriza por apenas um tipo de temperamento. Podemos reunir características de todos eles, ou de dois deles, mas um tipo será sempre DOMINANTE.
Veja abaixo, algumas características dos 4 tipos de temperamentos:

SANGUÍNEO – O Popular
Extrovertido – sabe se divertir, contagia os outros com seu espírito alegre e divertido. Fascina quando narra histórias. Espontâneo, ingênuo e cordial. Com frequência fala sem pensar. É sincero. Gosta de estar com as pessoas, detesta a solidão. É barulhento, afável e precipitado. Parece mais seguro do que ele mesmo se sente. No geral é bom vendedor, ator, anfitrião, orador, locutor, animador e político. Irreflexivo, pouco tenaz e persistente. Indisciplinado e sem força de vontade. Emocionalmente é instável, podendo chorar por qualquer pretexto; é irritado também, impulsivo, mas não guarda rancor, porque expressa sua fúria. Gosta de ser o centro das atenções. Veste-se bem, mas seu quarto é uma bagunça. Ou seja, mantém as aparências. É inseguro e tem a tendência a distorcer a verdade ou exagerar.

COLÉRICO – O Mandão
Gosta de atividade. Estimula os meios com ideias, planos, metas e ambições intermináveis. Mentalidade prática e aguda. Só dedica a atividades com objetivos claros e concretos. Capacidade de tomar decisões ou de planificar atividades úteis de forma instantânea e acertada. Não vacila diante da pressão da opinião alheia e adota posições definidas frente às questões. É estimulado pelas adversidades. Excelente determinação, nunca recua. Líder nato. Suas emoções são pouco desenvolvidas. Não sente compaixão facilmente e não demonstra nem expressa seus sentimentos. É insensível às necessidades emocionais dos demais. Pouco apreço pela música e pela arte. Busca os valores utilitários e produtivos da vida. Oportunista. Reconhece rapidamente as oportunidades. Tende a ser dominante e autoritário e usa as pessoas sem vacilar. Toda profissão que requer liderança, motivação e produtividade é adequada para o colérico, sempre que não exija demasiada atenção em questões de detalhes e planificação analítica. É muito otimista, raramente fracassa, exceto em sua própria casa.

MELANCÓLICO – O Perfeccionista
Analítico, talentoso, perfeccionista, abnegado e com uma natureza emocional muito sensível. Desfruta muito da arte. Tende a ser introvertido. Quando está em êxtase atua de forma extrovertida. Em alguns momentos fica triste e deprimido, torna-se escorregadio e, inclusive, antagônico. Amigo fiel, mas não faz amizade com facilidade. Grande capacidade analítica. Descobre rapidamente os obstáculos e os perigos de qualquer projeto que participa. É um pessimista nato: como vê os obstáculos, fica detido. Escolhe profissões que exigem muito sacrifício pessoal. É metódico e persistente, com isso quase sempre consegue realizar grandes coisas. Às vezes sua tendência natural de se queixar do sacrifício o leva a abandonar as empreitadas no meio do caminho. Negativo, pessimista e crítico. É o mais egocêntrico e susceptível dos temperamentos. É vingativo e propenso a se sentir perseguido. Temperamental, depressivo e anti-social. Costumam ser grandes escritores, artistas, cientistas, estrategistas, professores, filósofos.

FLEUMÁTICO – O Diplomata
Tranquilo e sereno. Dificilmente se agita. Experimenta mais emoções do que aparenta. Capacidade de apreciar as belas artes e as coisas boas da vida. Gosta das pessoas e tem bastante amigos. Sentido de humor natural e satírico. Capacidade de fazer rir aos demais e permanecer imperturbável. Tende a ser mais espectador e não se compromete muito com as atividades dos demais. Bom de coração e compassivo, mas raramente deixa transparecer serem verdadeiros sentimentos. Quando seu interesse é despertado, é ativo e eficiente. Quando se vê obrigado é um líder sumamente capaz. Exerce uma influência conciliadora sobre os outros e é um planejador nato. Mestre em tudo que requer uma paciência meticulosa e a presença de uma rotina diária. Excelentes aptidões artesanais: mecânico, torneiro, carpinteiro, eletricista e instrumentos de precisão. Organizado, sabe trabalhar sob pressão e é extremamente confiável. Costuma manter o mesmo trabalho toda a vida. Lento e ocioso, falta-lhe impulso e ambição. Mesquinho e avarento. É o que dá menos gorjetas. Teimoso, mas é tão diplomático que muitas vezes isso passa despercebido.

Maquiagem para terceira idade

Maquiagem errada pode deixar você com uma aparência dez anos mais velha

A maquiagem é o principal acessório que a mulher tem a seu favor.

Excesso de produto, textura errada e cores muito fortes são apenas alguns dos erros mais comuns cometidos pelas mulheres e que ajudam a envelhecer sua aparência. Nessa idade o menos é sempre mais. Seguindo algumas regrinhas, é possível maquiar a pele madura sem evidenciar rugas e linhas de expressão.
Para voltar alguns anos no tempo, valorizar alguns traços fortes e deixar a pele com aspecto hidratado e saudável, é preciso muita paciência e algum conhecimento. Para fazer uma maquiagem leve, com cobertura suave e luminosidade em pontos estratégicos do rosto.
Confira:
1 - Depois de higienizar o rosto, aplique um creme ou uma máscara com efeito tensor para deixar a sua pele mais firme e lisa. Você poderá optar por cremes com DMAE, e/ou utilize um primer, que é um hidratante que prepara a pele para receber a maquiagem. Ele regulariza e ameniza imperfeições, como rugas e linhas finas, diminui a oleosidade e fecha os poros, além de fixar a maquiagem por mais tempo.

2 - Use base e corretivos fluidos e de textura leve – os cremosos e de cobertura mais pesada acentuam as rugas e, como se trata de uma pele já mais flácida, elas podem não aderir muito bem e ficar com um aspecto “craquelado” no fim do dia. Dê preferência aos produtos que tenham componentes hidratantes, anti-idade e proteção solar. Além disso, escolha fórmulas sem óleo e sem talco.

3-  Aplique o pó compacto com pincéis. Ele ajuda você a não exagerar na quantidade de produto e ainda deixa o make com aspecto natural. Tenha em mente que, mais importante do que cobrir todas as rugas e linhas de expressão, é uniformizar o tom da pele. 

4 - As sombras dão vida e expressão ao olhar, mas nessa fase devem ser foscas e, de preferência, claras. Os tons terra, cobre são ideais, os tons dourados tiram o ar de cansaço do rosto. Esqueça as versões cremosas e em mousse, pois como a pele da região dos olhos é mais flácida, o risco de a maquiagem escorrer ao longo do dia é muito grande. Recomenda-se não aplicar sombra na pálpebra inferior.

5 - Nos olhos, evite usar lápis muito escuro – prefira tons de marrom ou grafite – preto deve ser esfumaçado – e  passe apenas na pálpebra superior. Quando usadas na parte de baixo dos olhos, as cores escuras deixam as rugas mais aparentes e acentuam as olheiras.

6 - Para alongar e dar volume aos cílios, abuse da máscara apenas na parte superior dos olhos. Passe duas ou três camadas. Isso vai abrir o olhar e chamar atenção para os olhos.

7 - Para finalizar os olhos deve-se fazer o preenchimento das sobrancelhas, com risco, como se estivesse desenhando os pelos que faltam, depois esfumaçar com um pincel escova, penteando os pelos; pode-se usar uma sombra opaca marrom, e aplicar com um pincel.

8 - Para o blush, escolha tons foscos de pêssego ou de rosa queimado. Os cintilantes ou metálicos podem chamar ainda mais a atenção para as rugas.

9 – Escolha sempre os batons mais claros ou cor da boca. Eles devem ter propriedades hidratantes, porém, com textura seca. Como a boca da mulher mais velha não tem muita firmeza, o batom não pode ser muito melado para não borrar. O lápis de boca, também com textura seca, não deixa o batom ultrapassar o limite do contorno dos lábios. Deve-se evitar o gloss, pois deixa com aspecto melado.

10 – O  iluminador vai chamar atenção para o ponto específico que você desejar. Por isso, valorize o que você tem de mais bonito - e com menos marcas de expressão. Para deixar o olhar mais vivo, passe um pouco de iluminador no cantinho interno dos olhos. É uma dica fácil e que sempre dá certo.


“Não importa se você tem 50,60,70,80 anos, valorize o que você tem de bonito e corrija as pequena imperfeições, a maquiagem pode e vai ajudar você a se sentir uma estrela de si mesma, uma mulher fascinante”

A Maquiagem revela a beleza escondida.
       Como dizia Fernand Aubry:
Não existe mulher sem beleza,
apenas beleza que não foram reveladas.
Cada rosto é único.


Queremos que se sintam cada dia mais lindas e radiantes.
Vocês podem e merecem ser felizes!